
Biomassa
A Biomassa é um conjunto de matérias-primas renováveis com sua origem da matéria orgânica que pode ser transformada em electricidade.
A energia de biomassa é resultado da transformação da matéria orgânica em energia eléctrica. O recurso biomassa apresenta-se em diferentes variedades tais como: biomassa florestal, biomassa de resíduos industriais e agro-industriais, proveniente da indústria açucareira entre outros.
A Biomassa florestal tem sua origem dos resíduos lenhosos da exploração convencional de madeira ou plantações dedicadas a produção de energia. A Biomassa de resíduos industriais e agro-industriais é resultante da exploração de materiais residuais das industriais transformadoras da madeira e materiais vegetais.
O país apresenta um potencial de biomassa de cerca de 2 GW que abrange todas diversidades da biomassa. No que concerne a distribuição regional do potencial, o maior potencial encontra-se nas províncias de Maputo, Sofala, Zambézia e Niassa.
Em Moçambique, a biomassa lenhosa é usada como principal combustível lenhoso em zonas rurais para suprir a sua demanda energética. Estima-se que cerca de 80% da população moçambicana responde as suas necessidades energéticas com base na biomassa lenhosa.
Geração de energia
A geração de electricidade a partir da biomassa, é geralmente feita por meio de processos de conversão tais como: combustão directa, cogeração (energia térmica e mecânica), processos termoeléctricos (gaseificação, hidrolise, pirolise, craqueamento, liquefacção e transesterificação).
Para a produção da energia eléctrica, a biomassa é transformada em energia eléctrica através de equipamentos especializados como caldeiras e motores de combustão interna. Durante a conversão, ocorrem processos como combustão directa, decomposição térmica do combustível e a combustão dos produtos resultantes da decomposição, com uma quantidade de oxigénio fornecida para a ocorrência da combustão completa do combustível.
Sistema biodigestor residencial
O Biodigestor é um reservatório fechado, de concreto, alvenaria ou outros materiais, que armazena a biomassa por um determinado período onde ocorre um processo anaeróbico de decomposição da matéria orgânica, resultando assim na produção de biogás e biofertilizante. O biogas produzido pode ser utilizado em diversas aplicações, como accionamento de motores, em processos de aquecimento, resfriamento, ou na geração de energia elétrica.
Tecnologias de confecção de biodigestores
Existe variedade de tecnologias de biodigestores usados no tratamento de resíduos orgânicos residenciais ou de pequenas propriedades agrículas. Dessas variedades destacam-se as seguintes tecnologias: Biodigestores de modelo chinês, Biodigestor modelo indiano, Homebiogás, Eucalino e do modelo Canadense. Como exemplo, é apresentado a seguir a operação de um biodigestor de modelo Indiano.
Biodigestor modelo Indiano
Este modelo possui uma campânula flutuante como gasômetro que pode ser mergulhada sobre a biomassa em fermentação ou em um selo de água externo para a redução de perdas durante o processo de produção de gás. Possui ainda uma parede central, fazendo do tanque de fermentação um tanque de câmara dupla. À medida que o volume de gás produzido não é imediatamente consumido, o gasômetro tende a deslocar-se verticalmente aumentando desta forma seu volume e, mantendo a pressão de operação constante. O abastecimento é contínuo e o substrato utilizado neste modelo deve conter uma concentração de sólidos totais de até 8%, de modo que sua circulação pelo interior da câmara seja facilitada evitando assim o entupimento dos canos de entrada e saída do material do sistema.