
O serviço de consultoria pretende optimizar todas as fases do projecto desde o planeamento à implementação, dando destaque total na eficácia e eficiência das acções para que a empresa alcance o sucesso de forma sustentável.
Gestão de Projectos de Engenharia, usando Técnicas PMs
O nosso objectivo é estabelecer directrizes para a implantação de uma plataforma de gestão de projecto usando as metodologias e ferramentas PMIs.
Desenvolvimento e implantação de Escritório de Gerenciamento de Projectos (PMO)
Prover todos os benefícios da direcção e controle que um PMO (Project Management Office) pode fornecer. Padronizar a metodologia, estabelecendo um conjunto de dispositivos padronizados, institucionalizar a cultura de gestão de projectos, atingindo ou superando as expectativas dos envolvidos
Elaboração de Plano de Projecto
Elaborar planos de projectos compatíveis com as melhores práticas propostas pelo Project Management Institute – PMI, incluindo a identificação dos requisitos e das necessidades do projecto. A partir desta identificação é desenvolvido o planeamento e definição do escopo, o desdobramento do escopo em actividades e tarefas, o desenvolvimento da rede lógica, a análise de riscos e contra medidas, assim como o levantamento, previsão e optimização de custos e recursos humanos associados a cada tarefa.
A base para a elaboração de Plano de Projecto tem como aspectos chaves os seguintes elementos:
- Análise Organizacional;
- Elaboração do Termo de Abertura;
- Descrição do Produto/Projecto;
- Objectivos do Projecto;
- Planeamento e Definição do Escopo;
- Critérios de Aceitação (produtos e metas).
Benefícios principais
- Gestão de Prazos, Custos e Riscos
- Minimizar a Gestão por Crises;
- Maximizar os Resultados Operacionais a partir do controle dos recursos;
- Mensurar o desempenho para apoio na tomada de decisão
Gestão de Projectos de Energias Renováveis
Como uma empresa especialisada em avaliação e gestão de projectos da área de Engenharia. A assistência em gestão de projectos de energias renováveies, consiste em implementar estratégias eficientes e sustentáveis para uma melhor gestão de riscos dos projectos, a partir das três fases do projecto.
- Fase – Análise de viabilidade do projecto: como fase inicial, é realisado um estudo de viabilidade dos projectos e os seus impactos técnicos, ambientais e sociais, dependedo da dimensão do projecto, prestamos um serviço agregado com a componente da logística de aquisições de licenças se for necessário. O objectivo desta fase é de produzir um relatório capaz de documentar as fases subsequentes do projecto, e os agentes gosvernamentais que intervém a cada fase do projecto.
- Fase – Desenvolvimento de projecto: na segunda fase do projecto, se realiza uma avaliação técnica e económica de modo a determinar a sustentabilidade do projectos, é nesta fase que procede com a elaboração do business model e os indicadores macroeconómicos determinantes.
- Fase – Implementação do projecto: como última fase do projecto, os nossos serviços se baseiam em dar o seguimento das contractações de bens e serviços para a fase de implementação do projecto. Todo esse processo é acompanhado pelos nossos profissionais.
Gestão de Conteúdo Técnico
Com essa assistência, pretendemos padronizar procedimentos a serem observados na gestão de documentos técnicos (manuais, catálogos e esquemas), de literaturas em meios físicos/electrónicos, reduzindo o tempo com consultas à documentação e estabelecer critérios para aprovação e entrega de documentos técnicos de maneira eficiente.
- Gestão integrada de documentos e processos;
- Implementação de um sistema de gestão documental e processos tendo como referência as seguintes fases:
- Desmaterialização: Digitalização dos documentos em formato papel, produzindo documentos electrónicos que são classificados e disponibilizados segundo um determinado critério;
- Normalização de todos os tipos de documentos da Empresa, métodos de classificação e de entidades; uniformização de processos utilizando sempre os mesmos procedimentos;
- Indexação: Catalogação e classificação dos documentos electrónicos. Esta fase é semelhante ao processo de arquivo físico mas potenciando os benefícios dos sistemas de informação, podendo garantir a gestão integrada do arquivo físico e electrónico;
- Workflow: Definição dos vários estados pelos quais um documento ou processo passa, incluindo acções, transições, tarefas, estados, distribuição, aprovação ou arquivo;
- Pesquisa: Motor de busca capaz de realizar pesquisas de documentos pelo seu conteúdo ou atributos, permitindo localizar e disponibilizar imediatamente o mesmo, quando necessário e em qualquer parte.
Modelo de gestão de conteúdo
- Criação da estratégia para a automatização e uniformização dos processos;
- Normalização dos documentos, critérios de arquivo e procedimentos;
- Controlo dos fluxos de informação (documentos e processos);
- Gestão do Arquivo Técnico e classificação de todos os documentos de manutenção, de projecto, engenharia e da administração;
- Gestão Documental baseada em SOFTWARES DE FILEDOC 5.0;
- Gestão e Automatização do processo de negócio da Empresa.
Vantagens de implementar a Gestão de Conteúdo Técnico
- Desmaterialização da documentação e dos processos de tramitação associados;
- Automatização e uniformização dos processos;
- Gestão do arquivo da empresa de uma forma centralizada;
- Normalização dos documentos, critérios de arquivo e procedimentos;
- Rapidez na disponibilização, acesso e tratamento dos documentos.
Gestão de Manutenção
Na engenharia os indicadores de desempenho, deve sempre manter um padrão operacional de modo a garantir uma melhor estrategia operacional, e reduzir os prejuízos progressivos, é neste contexto que o nosso serviço de gestão de manutenção foi elaborado, na prespectiva de planeamento e execução das actividades envolvidas nas intervenções relevantes a manutenção.
Modelo de Manutenção
- Coordenar a intervenção ou actividades específicas de uma intervenção (caso tenha essa responsabilidade definida);
- Planear, programar, acompanhar e controlar as actividades relacionadas à manutenção;
- Definição de Indicadores de Manutenção de acordo com o negócio Empresarial;
- Implantação do Sistemas de Gestão de Manutenção – CMMS: SAP e MA;
- Avaliar a performance da intervenção da execução de manutenção através de relatórios de manutenção extraídos dos sistemas de gestão de manutenção MA CMMS e SAP etc;
- Criação do BOM dos Equipamentos no SAP ou MA CMMS;
- Criação de grupos de ciclos;
- Estruturação dos Dados Mestres de Manutenção: Locais de Instalação, Equipamento, Centros de Trabalho, Planos de Manutenção;
- Aprovisionar os recursos internos e externos (materiais e contratos);
- Administração dos objectos técnicos: Locais de Instalação, Equipamento, controle de configuração, Materiais de Manutenção, Lista técnica;
- Estudo e actualização da Estratégia de Manutenção;
- Gestão de Manutenção: Das Notas de Manutenção, Ordem de Manutenção, Planeamento de Capacidade, Confirmações de Ordens, Encerramento de Ordens, Livro de registo de pendentes, Gestão de back logs, Gestão de modificação ou reparação de activos, Integração do processamento de serviços com solicitações de garantias, Base de Dados com o Histórico de Manutenção.
- Gerenciamento de desernergização / bloqueio e desbloqueio (consignação)
- Autorização de Trabalhos,
- Solicitação de desernergização
Auditoria e Plano de Eficiência Energética
Este serviço tem como objectivo, providenciar ferramentas técnicas para aprimorar a matriz de consumo de energia nas indústrias. Pretende-se elaborar um plano de avalição de consumo de energia das cargas presentes e propor possíveis soluções para melhorar o desempenho energético.
Modelo de plano de eficiência energética
- Definir o fluxo de consumo das cargas e a horas de uso;
- Categorizar o fluxo energético segundo ao seu uso final;
- Identificar os pontos de perda de energia;
- Estruturar o fluxograma de consumo de energia com as horas de pico;
- Identificar as oportunidades de reciaonalização de consumo (OR’s);
- Propor soluções para correcções do fluxo de consumo energético
DASHBOARD Análise Operacional de Centrais
A implementação de projectos de centrais solares em Moçambique, tem sido uma das maiores tendências no sector de energia nacional, em prol da diversificação da matriz energética e electrificação rural. Neste contexto o projecto denominado DASHBOARD, foi elaborado com o objectivo de avaliar o desempenho das centrais solares após a sua implementação.
Modelo operacional de DASHBOARD
- Analise de previsão de geração de energia durante o ano;
- Análise dos indicadores de desempenho operacional das centrais;
- Criar uma base de dados operacional;
- Identificar as razões da perda do desempenho da central; e
- Reportar o desempenho operacional em tempo real.