SAP

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O objectivo do curso é formar Profissionais em SAP e seus Módulos Funcionais, tornando-o um profissional qualificado, diferenciado e preparado para o mercado de trabalho.

Tem também como objectivo inserir o aluno na aplicação SAP R/3 obtendo conhecimentos em visão de Key User (Usuário Avançado) SAP R/3. Identificar os principais módulos da aplicação. Capacitar na operação e navegação de recursos básicos do sistema, distinguindo transacções, processos e conceitos que definem cada módulo: MM, PP, SD, FI e CO.
SAP® é uma marca registrada com todos direitos reservados.

Material elaborado e leccionando por: Gil Vilanculo, Engenheiro Electrico  & MSc RE

  1. Objectivo do Curso
  • O curso SAP CO proporciona informações para auxiliar nas decisões de gestão. Facilita a coordenação, o controle e a optimização de todos os processos em uma empresa. Isto implica em registos tanto do consumo de insumos como dos serviços praticados. Além de documentar os sucessos reais, a tarefa principal do Controlling é o planeamento. Ele compara os dados reais com os dados planejados, identificando quaisquer desvios, o que permite controlar os fluxos Empresarias. As contas de exploração, como a que corresponde ao cálculo da margem de cobertura, são utilizadas para controlar a rentabilidade de diversas áreas de uma empresa, assim como da organização como um todo. 
    SAP® é uma marca registada com todos direitos reservados.

 

 

  1. Grupo Alvo
  • Analistas Financeiros, Contabilistas, Economistas, Gestores de Projectos e Membros da Equipe de Projectos. Profissionais que desejam obter uma visão mais detalhada da configuração e das funcionalidades da área da Contabilidade Financeira SAP.

 

  1. Metodologia das Aulas
  • As aulas são teóricas expositivas, aulas práticas no ambiente SAP com exemplos de casos reais e resolução de problemas do dia-a-dia. Assistência de vídeos de casos reais e de sucessos de aplicação do SAP no negócio, manuais para acompanhamento.

 

  1. Local de realização do Curso
  • O curso é realizado nas instalações da MUV ou no outro local indicado pela MUV. Pode ser realizado nas instalações do cliente mediante a inscrição de no mínimo 10 pessoas ou o pagamento de um valor correspondente.

 

  1. Avalição

 

  • A avaliação do curso é composta por: Auto-Avaliação, Realização de trabalhos nas diferentes matérias, Testes de frequência Modular, Exames, trabalhos online e Projecto final do Curso, em consenso com o tutor.

 

  1. Pré-Requisito
  • O cursando deverá, no início do curso, ter no mínimo 12 classe do SNE ou Equivalente. Ter Nível Superior é uma vantagem.
  • Curso SAP Básico e Módulos Funcionais.
  • Copia do bilhete de identidade.
  • Uma foto tipo passe.
  1. Duração
  • A duração do curso é de 46 horas

 

  1. Plano Temático

 

 

 

Cap

Descrição

Sem.

Carga Horária Diária / Hora

OBS

1

Centro de Custo

1.1

Classes de Custos

 

 

 

2

 

Vídeos de Aula &

SAP

1.2

Grupos de Classes de Custo

2

1.3

Índices Estatísticos

2

1.4

Ciclos de Distribuição

2

1.5

Ciclos de Rateio

2

2

Ordens Internas

2.1

Regras de Liquidação

 

 

4

Vídeos de Aula &

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2.2

Encerramento de Ordens

4

3

Centros de Lucro

3.1

Dados Mestres

 

 

5

Vídeos de Aula &

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3.2

Centros de Custos X Centros de Lucro

3

4

CO-PA

4.1

Características e Índices

 

 

 

1

 

Vídeos de Aula &

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4.2

Área de Resultados

2

4.3

CO-PC (Product Costing)

1

4.4

Listas Técnicas

2

4.5

Roteiros

2

4.6

Liquidação de Ordens

2

5

Exame Teórico & Prático

5.1

Exame Escrito

 

2

 

Exame

5.2

Exame Prático I

4

5.3

Exame Prático II

4

 

  1. Objectivo do Curso
  • curso SAP FIproporciona uma visão geral do sistema da Contabilidade Financeira proporcionando ao aluno conhecimentos dos principais pontos de configuração do Menu IMG (configurador) e de utilidades das principais transações do Menu SAP (Navegação).  O curso abrange teoria e prática dos temas abordados a seguir. O curso torna o cursando em um Consultor Sénior em SAP FI.

 

  1. Grupo Alvo
  • Analistas Financeiros, Contabilistas, Economistas, Gestores de Projectos e Membros da Equipe de Projectos. Profissionais que desejam obter uma visão mais detalhada da configuração e das funcionalidades da área da Contabilidade Financeira SAP.

 

  1. Metodologia das Aulas
  • As aulas são teóricas expositivas, aulas práticas no ambiente SAP com exemplos de casos reais e resolução de problemas do dia-a-dia. Assistência de vídeos de casos reais e de sucessos de aplicação do SAP no negócio, manuais para acompanhamento.

 

  1. Local de realização do Curso
  • O curso é realizado nas instalações da MUV ou no outro local indicado pela MUV. Pode ser realizado nas instalações do cliente mediante a inscrição de no mínimo 10 pessoas ou o pagamento de um valor correspondente.
  1. Avalição

 

  • A avaliação do curso é composta por: Auto-Avaliação, Realização de trabalhos nas diferentes matérias, Testes de frequência Modular, Exames, trabalhos online e Projecto final do Curso, em consenso com o tutor.

 

  1. Pré-Requisito
  • O cursando deverá, no início do curso, ter no mínimo 12 classe do SNE. Ter Nível Superior é uma vantagem.
  • Curso SAP Básico e Módulos Funcionais.
  • Copia do bilhete de identidade.
  • Uma foto tipo passe.
  1. Duração
  • A duração do curso é de 169 horas

 

  1. Plano Temático

 

Abaixo segue o plano Temático

 

Cap

Descrição

Sem

Carga Horária Diária / Hora

OBS

1

Configurações globais

1.1

IMG: SPRO Como criar uma empresa e suas funcionalidades

 

 

 

 

 

1

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

1.1.1

IMG: SPRO Processamento dos dados da empresa

1

1.2

IMG: SPRO: Unidades Organizacionais - Sociedade, Divisão, Segmento e Centro de Lucro

1

1.3

IMG: SPRO Verificar e completar parâmetros globais

1

1.4

IMG: SPRO Atribuir empresa à Área de contabilidade de custos

1

1.5

IMG: SPRO Como criar uma empresa e suas funcionalidades

1

1.6

Configuração do novo Razão

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

1.7

Definir ledgers da Contabilidade geral

1

1.8

Ledger: Atribuir cenários e campos do cliente a ledgers

1

1.9

Definir e activar ledgers não principais

1

1.10

Configuração do período contábil

1

1.11

Exercício fiscal e períodos contábeis actualizar variante de exercício fiscal (actualizar exercício reduzido)

1

1.12

Atribuir empresa a variante de exercício

 

 

 

 

 

1

1.13

Exercício fiscal e períodos contábeis actualizar variante de exercício (actualizar exercício reduzido).

1

1.14

Moedas

1

1.15

Verificar categorias de taxa de câmbio

1

1.16

Configuração do novo Razão

1

1.17

Definir ledgers da Contabilidade geral

1

1.18

Ledger: Atribuir cenários e campos do cliente a ledgers

 

1

1.19

Verificar categorias de taxa de câmbio

1

2

Dados Mestres

2.1

Contas do Razão

 

2

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

2.1.1

Preparar  e definir grupo de contas

2

2.1.2

Processamento individual Central

 

 

 

2

2.1.3

Lista de contas do Razão

1

2.2

Centro de Lucro e Segmento

1

2.2.1

Segmento

1

2.2.2

Centro de lucro Processamento individual

1

2.3

Contas de razão auxiliar

1

2.3.1

Definir grupos de contas com estrutura da tela (clientes)

 

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

2.3.2

Atribuir intervalos de numeração a grupos de contas p/clientes

1

2.3.3

Criar clientes

1

2.3.4

Definir grupos de contas com estrutura da tela (fornecedores)

1

2.3.5

Atribuir intervalos de numeração a grupos de contas para fornecedores

1

2.3.6

Criar fornecedores

 

 

 

2

2.3.7

Modificar Fornecedores

1

2.3.8

Definir grupos de contas com estrutura da tela (fornecedores)

2

2.3.9

Definir grupos de contas com estrutura da tela por actividade (fornecedores)

2

2.3.10

Definir campos sensíveis para princípio de controlo duplo (fornecedores)

 

2

3

Controle de Documentos

3.1

Cabeçalho do documento

 

 

 

1

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

3.1.1

Definir tipos de documentos da visão de entrada de dados

1

3.1.2

Definir intervalos de numeração do documento da visão de entrada de dados

1

3.1.3

Definir tipos de documento da visão de entrada de dados

1

3.1.4

Documentos na visão de entrada

 

 

1

3.1.5

Classificar tipos de documento para estrutura hierárquica de documentos

1

3.2

Partida individual

1

3.2.1

Atribuir variantes de status de campo à empresa

1

3.2.1

Definir variantes de status de campo

 

1

 

 

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

3.3

Período Contábeis

2

3.3.1

Definir variantes p/ períodos de lançamento abertos

 

 

 

10ª

1

3.3.2

Abrir e fechar períodos contábeis

1

3.3.3

Atribuir variantes para empresa

1

3.4

Autorizações de Lançamentos

1

3.4.1

Definir grupos de tolerância para funcionários

1

3.4.2

Atribuir usuários ao grupo de tolerância

1

3.5

Documentos simples na Contabilidade Financeira

 

 

 

11ª

1

3.5.1

Entrar documento de conta do Razão

1

3.5.2

Lançamento de Factura de Fornecedor

1

3.5.3

Lançamento de Crédito de Cliente

1

3.5.4

Exibir/Modificar Partidas

1

4

Controle de Lançamentos

4.1

Repartição de Documento 

 

11ª

1

 

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

4.1.1

Estrutura de documentos

2

4.1.2

Activar estrutura hierárquica de documentos

 

 

 

 

 

 

12ª

1

4.2

Valores Propostos

1

4.2.1

Propor data efectiva

1

4.2.2

Gravar desvio de câmbio máximo por empresa

1

4.3.

Controle de Modificação

1

4.3.1

Regras de modificação de documento, item do documento

1

4.4

Estorno de Documento

1

4.4.1

Admitir lançamentos Negativos

1

4.4.2

Verificar motivos do estorno

1

4.4.3

Estorno individual

 

 

 

 

13ª

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

4.4.4

Exibir saldos

1

4.5

Condições de Pagamentos e Descontos

1

4.5.1

Actualizar

1

4.5.2

Condições de pagamento

1

4.6

Impostos

1

4.6.1

Definir código IVA

2

4.6.2

Cálculo

 

 

 

 

14ª

2

4.6.3

Definir código de imposto por operação

2

4.7

Operações Interempresariais

1

4.7.1

Preparar operações Inter empresas

1

4.7.2

Exibir o documento Ope1:entre empresas

1

4.8

Integração em Tempo Real

1

4.8.1

Definir variantes para integração em tempo real

 

 

 

 

 

 

 

15ª

1

4.8.2

Atribuir variantes para integração em tempo real a empresas

1

4.8.3

Transferência manual de custos

1

4.9

Condições de Pagamentos e Descontos

1

4.9.1

Actualizar

1

4.9.2

Condições de pagamento

1

4.10

Impostos

1

4.10.1

Definir código IVA

1

4.10.2

Cálculo

1

4.10.3

Definir código de imposto por operação

1

4.11

Operações Interempresariais

 

16ª

1

4.11.1

Preparar operações Inter empresas

1

4.11.2

Exibir documentos Ope1:Entre empresas

 

 

 

16ª

1

Vídeos da Aula &

SAP

4.12

Integração em Tempo Real

1

4.12.1

Definir variantes para integração em tempo real

1

4.12.2

Atribuir variantes para integração em tempo real a empresas

1

4.12.3

Transferência manual de custos

 

1

5

Compensação

5.1

Compensação de partidas em aberto

16ª

2

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

5.1.1

Clientes Conta Compensar

 

 

 

 

 

17ª

1

5.2

Fazer Lançamento com compensação

1

5.2.1

Clientes Entrada de pagamentos

1

5.3

Diferenças de Pagamento

1

5.3.1

Clientes Lançamento Entrada de pagamentos

1

5.3.2

Definir motivos de diferença.

1

5.3.3

Definir contas para diferenças de pagamento

1

5.4

Diferenças de Câmbio

1

6

Livro-caixa

6.1

Configuração do Livro-caixa

 

 

 

 

 

 

18ª

2

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

6.1.1

Instalar Livro-caixa

1

6.1.2

Definir intervalo consecutivo de numeração para documentos de livro-caixa

1

6.1.3

Transações contábeis

1

6.1.4

Entradas Livro-caixa

1

6.2

Outras Transações Contábeis no Livro-caixa

1

6.3

Bancos entradas

1

6.4

Bancos Saídas

1

7

Contas Bancárias 

7.1

Dados Mestre de Bancos

19ª

4

Vídeos da Aula &

SAP

8

Pagamentos automáticos 

8.1

 Ciclo de pagamentos 

 

 

19ª

2

 

Vídeos da Aula &

SAP

8.2

 Configuração do programa de pagamento 

2

8.3

Formas de Pagamento 

1

8.4

Execução da proposta e ciclo de pagamento 

1

8.5

Variantes 

 

20ª

2

8.6

Intercâmbio de dados 

1

9

Ciclo de Encerramento 

9.1

Encerramento de período 

 

20ª

2.5

Vídeos da Aula &

SAP

9.2

Encerramento de exercícios 

2.5

10

Balanços Financeiros

10.1

Estrutura do Balanço

21ª

8

Vídeos da Aula &

SAP

11

Teste Teórico & Prático

11.1

Exame Escrito I

 

22ª

2

Exame

11.2

Exame Escrito II

2

11.3

Exame Prático I

 

23ª

4

11.4

Exame Prático II

4

 

  1. Objectivo do Curso
  • curso SAP HRconsiste dos seguintes componentes:  

    Administração de Pessoal:  Responsável por manter os dados de funcionários, como registos de sua admissão, rescisão, férias entre outros dados de pessoal relevantes para o funcionamento dos demais módulos como folha de pagamento, gestão de tempos entre outros.  

  • Formação:  O módulo T&D inclui três áreas principais que são: Recursos, Eventos e Participantes. Cinco menus dinâmicos que são: Participantes, Eventos, Informações (relatórios), Planeamento e Ferramentas.

O acesso as funções é feita via uma estrutura que dá todas as possibilidades relevantes para o usuário.

  • Planeamento de Custos:  O Planeamento de custo de Pessoal foi desenvolvido para dar suporte ao processo de tomada de decisões, onde podemos realizar três objectivos principais: determinar o custo actual de pessoal, prever custos futuros e projectar custo futuro baseado em alterações organizacionais antecipadas e /ou por mudanças de estrutura de pagamento. As comparações podem ser feitas em diferentes cenários, estes cenários contém um conjunto de resultados de cálculos.  
  • Administração de Tempos:  Flexibilidade no processo de levantamento, registo e avaliação de tempo. As faltas e as participações podem ser transferidas e usadas por outras aplicações.  
    O Gerenciamento de tempo trabalha com o Calendário, com Modelos de Tempo e com Regras.
  • Folha de Pagamento:  É o cálculo do pagamento dos funcionários e inclui alguns processos e algumas actividades subsequentes.  
  • Nota: O curso SAP HRestá totalmente integrado com os outros módulos do Sistema SAP®. Ele suporta todas as fases de administração de recursos humanos: Selecção e Recrutamento, Administração de Pessoal, Formação, Remuneração, Planeamento de Carreira e Sucessão, Planeamento de Custos, Administração de Viagens e Negócios, Administração de Tempos, Folha de Pagamento.  

 

  1. Grupo Alvo
  • Analistas de Recursos Humanos, Gestores de Projectos e Membros da Equipe de Projectos, Gestores de Recursos Humanos. Profissionais que desejam obter uma visão mais detalhada da configuração e das funcionalidades da área da Contabilidade Financeira SAP.

 

  1. Metodologia das Aulas
  • As aulas são teóricas expositivas, aulas práticas no ambiente SAP com exemplos de casos reais e resolução de problemas do dia-a-dia. Assistência de vídeos de casos reais e de sucessos de aplicação do SAP no negócio, manuais para acompanhamento.

 

  1. Local de realização do Curso
  • O curso é realizado nas instalações da MUV ou no outro local indicado pela MUV. Pode ser realizado nas instalações do cliente mediante a inscrição de no mínimo 10 pessoas ou o pagamento de um valor correspondente.
  1. Avalição

 

  • A avaliação do curso é composta por: Auto-Avaliação, Realização de trabalhos nas diferentes matérias, Testes de frequência Modular, Exames, trabalhos online e Projecto final do Curso, em consenso com o tutor.

 

  1. Pré-Requisito
  • O cursando deverá, no início do curso, ter no mínimo 12 classe do SNE ou Equivalente. Ter Nível Superior é uma vantagem.
  • Curso SAP Básico e Módulos Funcionais.
  • Copia do bilhete de identidade.
  • Uma foto tipo passe.
  1. Duração
  • A duração do curso é de 102 horas

 

 

  1. Plano Temático

 

Abaixo segue o plano Temático

 

Cap

Descrição

Sem

Carga Horária Diária / Hora

OBS

1

Configurações globais

1.1

IMG: SPRO Como criar uma empresa e suas funcionalidades

 

 

 

 

 

1

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

1.1.1

IMG: SPRO Processamento dos dados da empresa

1

1.2

IMG: SPRO: Unidades Organizacionais - Sociedade, Divisão, Segmento e Centro de Lucro

1

1.3

IMG: SPRO Verificar e completar parâmetros globais

1

1.4

IMG: SPRO Atribuir empresa à Área de contabilidade de custos

1

1.5

IMG: SPRO Como criar uma empresa e suas funcionalidades

1

1.6

Configuração do novo Razão

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

1.7

Definir ledgers da Contabilidade geral

1

1.8

Ledger: Atribuir cenários e campos do cliente a ledgers

1

1.9

Definir e activar ledgers não principais

1

1.10

Configuração do período contábil

1

1.11

Exercício fiscal e períodos contábeis actualizar variante de exercício fiscal (actualizar exercício reduzido)

1

1.12

Atribuir empresa a variante de exercício

 

 

 

 

 

1

1.13

Exercício fiscal e períodos contábeis actualizar variante de exercício (actualizar exercício reduzido).

1

1.14

Moedas

1

1.15

Verificar categorias de taxa de câmbio

1

1.16

Configuração do novo Razão

1

1.17

Definir ledgers da Contabilidade geral

1

1.18

Ledger: Atribuir cenários e campos do cliente a ledgers

 

1

1.19

Verificar categorias de taxa de câmbio

1

2

Dados Mestres

2.1

Contas do Razão

 

2

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

2.1.1

Preparar  e definir grupo de contas

2

2.1.2

Processamento individual Central

 

 

 

2

2.1.3

Lista de contas do Razão

1

2.2

Centro de Lucro e Segmento

1

2.2.1

Segmento

1

2.2.2

Centro de lucro Processamento individual

1

2.3

Contas de razão auxiliar

1

2.3.1

Definir grupos de contas com estrutura da tela (clientes)

 

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

2.3.2

Atribuir intervalos de numeração a grupos de contas p/clientes

1

2.3.3

Criar clientes

1

2.3.4

Definir grupos de contas com estrutura da tela (fornecedores)

1

2.3.5

Atribuir intervalos de numeração a grupos de contas para fornecedores

1

2.3.6

Criar fornecedores

 

 

 

2

2.3.7

Modificar Fornecedores

1

2.3.8

Definir grupos de contas com estrutura da tela (fornecedores)

2

2.3.9

Definir grupos de contas com estrutura da tela por actividade (fornecedores)

2

2.3.10

Definir campos sensíveis para princípio de controlo duplo (fornecedores)

 

2

3

Controle de Documentos

3.1

Cabeçalho do documento

 

 

 

1

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

3.1.1

Definir tipos de documentos da visão de entrada de dados

1

3.1.2

Definir intervalos de numeração do documento da visão de entrada de dados

1

3.1.3

Definir tipos de documento da visão de entrada de dados

1

3.1.4

Documentos na visão de entrada

 

 

1

3.1.5

Classificar tipos de documento para estrutura hierárquica de documentos

1

3.2

Partida individual

1

3.2.1

Atribuir variantes de status de campo à empresa

1

3.2.1

Definir variantes de status de campo

 

1

 

 

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

3.3

Período Contábeis

2

3.3.1

Definir variantes p/ períodos de lançamento abertos

 

 

 

10ª

1

3.3.2

Abrir e fechar períodos contábeis

1

3.3.3

Atribuir variantes para empresa

1

3.4

Autorizações de Lançamentos

1

3.4.1

Definir grupos de tolerância para funcionários

1

3.4.2

Atribuir usuários ao grupo de tolerância

1

3.5

Documentos simples na Contabilidade Financeira

 

 

 

11ª

1

3.5.1

Entrar documento de conta do Razão

1

3.5.2

Lançamento de Factura de Fornecedor

1

3.5.3

Lançamento de Crédito de Cliente

1

3.5.4

Exibir/Modificar Partidas

1

4

Controle de Lançamentos

4.1

Repartição de Documento 

 

11ª

1

 

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

4.1.1

Estrutura de documentos

2

4.1.2

Activar estrutura hierárquica de documentos

 

 

 

 

 

 

12ª

1

4.2

Valores Propostos

1

4.2.1

Propor data efectiva

1

4.2.2

Gravar desvio de câmbio máximo por empresa

1

4.3.

Controle de Modificação

1

4.3.1

Regras de modificação de documento, item do documento

1

4.4

Estorno de Documento

1

4.4.1

Admitir lançamentos Negativos

1

4.4.2

Verificar motivos do estorno

1

4.4.3

Estorno individual

 

 

 

 

13ª

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

4.4.4

Exibir saldos

1

4.5

Condições de Pagamentos e Descontos

1

4.5.1

Actualizar

1

4.5.2

Condições de pagamento

1

4.6

Impostos

1

4.6.1

Definir código IVA

2

4.6.2

Cálculo

 

 

 

 

14ª

2

4.6.3

Definir código de imposto por operação

2

4.7

Operações Interempresariais

1

4.7.1

Preparar operações Inter empresas

1

4.7.2

Exibir o documento Ope1:entre empresas

1

4.8

Integração em Tempo Real

1

4.8.1

Definir variantes para integração em tempo real

 

 

 

 

 

 

 

15ª

1

4.8.2

Atribuir variantes para integração em tempo real a empresas

1

4.8.3

Transferência manual de custos

1

4.9

Condições de Pagamentos e Descontos

1

4.9.1

Actualizar

1

4.9.2

Condições de pagamento

1

4.10

Impostos

1

4.10.1

Definir código IVA

1

4.10.2

Cálculo

1

4.10.3

Definir código de imposto por operação

1

4.11

Operações Interempresariais

 

16ª

1

4.11.1

Preparar operações Inter empresas

1

4.11.2

Exibir documentos Ope1:Entre empresas

 

 

 

16ª

1

Vídeos da Aula &

SAP

4.12

Integração em Tempo Real

1

4.12.1

Definir variantes para integração em tempo real

1

4.12.2

Atribuir variantes para integração em tempo real a empresas

1

4.12.3

Transferência manual de custos

 

1

5

Compensação

5.1

Compensação de partidas em aberto

16ª

2

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

5.1.1

Clientes Conta Compensar

 

 

 

 

 

17ª

1

5.2

Fazer Lançamento com compensação

1

5.2.1

Clientes Entrada de pagamentos

1

5.3

Diferenças de Pagamento

1

5.3.1

Clientes Lançamento Entrada de pagamentos

1

5.3.2

Definir motivos de diferença.

1

5.3.3

Definir contas para diferenças de pagamento

1

5.4

Diferenças de Câmbio

1

6

Livro-caixa

6.1

Configuração do Livro-caixa

 

 

 

 

 

 

18ª

2

 

 

Vídeos da Aula &

SAP

6.1.1

Instalar Livro-caixa

1

6.1.2

Definir intervalo consecutivo de numeração para documentos de livro-caixa

1

6.1.3

Transações contábeis

1

6.1.4

Entradas Livro-caixa

1

6.2

Outras Transações Contábeis no Livro-caixa

1

6.3

Bancos entradas

1

6.4

Bancos Saídas

1

7

Contas Bancárias 

7.1

Dados Mestre de Bancos

19ª

4

Vídeos da Aula &

SAP

8

Pagamentos automáticos 

8.1

 Ciclo de pagamentos 

 

 

19ª

2

 

Vídeos da Aula &

SAP

8.2

 Configuração do programa de pagamento 

2

8.3

Formas de Pagamento 

1

8.4

Execução da proposta e ciclo de pagamento 

1

8.5

Variantes 

 

20ª

2

8.6

Intercâmbio de dados 

1

9

Ciclo de Encerramento 

9.1

Encerramento de período 

 

20ª

2.5

Vídeos da Aula &

SAP

9.2

Encerramento de exercícios 

2.5

10

Balanços Financeiros

10.1

Estrutura do Balanço

21ª

8

Vídeos da Aula &

SAP

11

Teste Teórico & Prático

11.1

Exame Escrito I

 

22ª

2

Exame

11.2

Exame Escrito II

2

11.3

Exame Prático I

 

23ª

4

11.4

Exame Prático II

4

  1. Objectivo do Curso
  • O curso SAP MM se integra completamente à outras áreas funcionais do SAP e dá suporte a todas as fases de gestão de materiais: planeamento de necessidades e controle, compras, entrada de mercadorias, gestão de estoque e verificação de facturas.

    Os componentes mais importantes são:
  • Planeamento das necessidades de consumo (MM-CBP)  - A função principal é a de controlar stocks e criar automaticamente propostas de pedidos para o departamento de compras e manufactura.
  • Compras (MM-PUR)  - As tarefas incluem provisões externas de materiais e serviços, determinação de possíveis fontes para fornecimento, supervisão de entregas e pagamentos à fornecedores.
  • Gestão de Serviços (MM-SRV) - Oferece o suporte necessário ao ciclo completo de licitação: na fase de concessão de pedidos e aceitação de serviços, assim como o processo de verificação de facturas.

E Também os sub - módulos que tem por objectivo:

  • MM PUR/Compras
  • Este componente é responsável pelo suprimento externo de materiais e serviços. Através dele é possível a determinação de fontes de suprimento para uma necessidade identificada no sistema.
    Com este componente é possível uma boa comunicação entre todos os que participam do processo de suprimento para o correto funcionamento de Compras

 

  • MM SRV/Serviços
  • Este componente fornece uma síntese da funcionalidade, mostra como a Administração de serviços MM está integrada na aplicação Compras dentro do módulo Administração de materiais e indica as interfaces para outras aplicações.

 

 

 

  • MM IM/Administração de materiais
  • Este componente é responsável pela administração de stocks de material por quantidade e valor. O planeamento, entrada e documentação de todos os movimentos de mercadorias são realizados neste componente. Através dele é possível efectuar o inventário físico.

 

  • MM IV/Revisão de facturas
  • Este processo situa-se no final da cadeia logística, é na Revisão de facturas (Logística) que as facturas recebidas são revistas em termos de conteúdo, preços e aritmética. Quando a factura é lançada, seus dados são gravados no sistema. O sistema actualiza os dados gravados nos documentos de facturamento em Administração de materiais e Contabilidade financeira.

 

  • MM-CBP/MRP baseado no consumo
  • MRP baseado no consumo e em valores do consumo passado. Os procedimentos não se referem ao plano de produção. Isto é, o cálculo das necessidades líquidas é accionado quando os níveis de estoque ficam abaixo de um ponto de reabastecimento predefinido.

 

  1. Público Alvo
  • Analistas de Gestão de Stock, Analistas de Planeamento de Produção, Engenheiros de Planeamento de Manutenção, Inspectores de Stock, Técnicos de Stock, Gestores de Projectos de Melhoria Contínua de Processos, Gestores de Produção e Gestores de Materiais. Profissionais que desejam obter uma visão mais detalhada da configuração e das funcionalidades da área de Planeamento de Manutenção em SAP.

 

  1. Metodologia das Aulas
  • As aulas são teóricas expositivas, aulas práticas no ambiente SAP com exemplos de casos reais e resolução de problemas do dia-a-dia. Assistência de vídeos de casos reais e de sucessos de aplicação do SAP no negócio, manuais para acompanhamento.

 

  1. Local de realização do Curso
  • O curso é realizado nas instalações da MUV ou no outro local indicado pela MUV. Pode ser realizado nas instalações do cliente mediante a inscrição de no mínimo 10 pessoas ou o pagamento de um valor correspondente.

 

  1. Avalição

 

  • A avaliação do curso é composta por: Auto-Avaliação, Realização de trabalhos nas diferentes matérias, Testes de frequência Modular, Exames, trabalhos online e Projecto final do Curso, em consenso com o tutor.

 

  1. Pré-Requisito
  • O cursando deverá, no início do curso, ter no mínimo 12 classe do SNE ou Equivalente. Ter Nível Superior é uma vantagem.
  • Curso SAP Básico e Módulos Funcionais.
  • Copia do bilhete de identidade.
  • Uma foto tipo passe.
  1. Duração
  • A duração do curso é de 113 horas

 

  1. Plano Temático

 

      Abaixo segue o plano Temático

 

Cap

Descrição

Sem.

Carga Horária Diária / Hora

OBS

1

Dados Mestres & Processamentos de Procurement

1.1

Processo de Suprimento, (O processo de suprimento e toda a cadeia logística)

 

 

 

1a

4

 

 

 

 

 

 

 

Vídeos da Aula

&

SAP

1.2

Dados Mestre

4

1.3

Compras para Consumo e Requisição de Compras

2

1.4

Solicitação de Cotação / Cotação

 

 

 

2a

2

1.5

Compras para Estoque

2

1.6

Aquisição de Serviços

2

1.6

Fontes de Suprimento

2

1.7

Determinação da Fonte de Suprimento

2

1.8

Compras optimizadas e os cenários de compras

 

 

3a

2

1.9

Estratégia de Liberação

2

1.10

Processo de Suprimento, (O processo de suprimento e toda a sua cadeia logística)

2

2

MRP & Planeamento de Custos

2.1

Fundamentos do MRP baseado no Consumo, (O processo do MRP de Compras – baseado no consumo)

 

 

3a

2

 

Vídeos da Aula

&

SAP

2.2

Planeamento de Custos, (O envolvimento de custos com o processo logístico e MM)

2

2.3

Procedimento Básico da Revisão de Facturas, (MIRO)

 

4a

2

2.4

Desvios e Bloqueios da Factura, (MIRO)

2

25

Débitos/Créditos Posteriores, (MIRO)

 

2

 

Vídeos da Aula

&

SAP

2.6

Custos Complementares de Aquisição, (MIRO)

   4a

2

2.7

Processos Automáticos na Revisão de Facturas (MIRO)

 

2

2.8

Actualização de contas EM/EF, (Explica a contabilização EM/EF)

 

5a

8

3

Administração de Stocks, Inventario Físico & Subcontratação e Relatórios

3.1

Introdução à Administração de Estoques

 

 

6a

2

 

 

 

Vídeos da Aula

&

SAP

3.2

Entrada de Mercadorias

2

3.3

Transferências, (MIGO, MB1B)

4

3.4

Reservas

2

3.5

Saída de Mercadorias, (MIGO, MB1A)

 

 

7a

4

3.6

Consignação

2

3.7

Subcontratação

2

3.8

Inventário Físico

2

3.9

Relatórios e Análises

8a

8

4

CO/PA

4.1

Determinação de Mensagens

 

 

9a

1

 

Vídeos da Aula

&

SAP

4.2

Configurações – Níveis Organizacionais

4

4.3

Configurações – Compras

4

4.4

Configurações – Administração de Stock

 

10a

4

4.5

Configurações – Revisão de Facturas

4

4.6

Configurações – Dados Mestres: Fornecedor e Material

 

11a

4

4.7

Avaliação e Classificação Contábil

4

5

Exame Teórico & Prático

5.1

Exame Teórico I

12a

2

 

Exame

5.2

Exame Teórico II

2

5.3

Exame Prático I

4

5.4

Exame Prático II

4

 

 

 

  1. Objectivo do Curso
  • Capacitar o aluno a utilizar o sistema SAP para gerenciar os processos de Gestão de Materiais dentro de uma empresa, apresentando suas principais funcionalidades e demonstrando na prática como configurar o sistema para operar em qualquer tipo de organização.
  • Ao final do curso o aluno deverá estar apto a conseguir dar suporte nas principais funcionalidades do sistema bem como efectuar as principais parametrizações para que o módulo PM passe a gerenciar os processos que envolvam Planeamento de Manutenção de uma empresa e sua integração com os outros módulos.

 

  1. Grupo Alvo
  • Analistas de Planeamento de Manutenção, Engenheiros de Manutenção & Confiabilidade, Inspectores de Manutenção, Técnicos de Manutenção, Planeadores de Manutenção, Gestores de Projectos de Melhoria Contínua de Processos, Gestores de Manutenção. Profissionais que desejam obter uma visão mais detalhada da configuração e das funcionalidades da área de Planeamento de Manutenção em SAP.

 

  1. Metodologia das Aulas
  • As aulas são teóricas expositivas, aulas práticas no ambiente SAP com exemplos de casos reais e resolução de problemas do dia-a-dia. Assistência de vídeos de casos reais e de sucessos de aplicação do SAP no negócio, manuais para acompanhamento.

 

  1. Local de realização do Curso
  • O curso é realizado nas instalações da MUV ou no outro local indicado pela MUV. Pode ser realizado nas instalações do cliente mediante a inscrição de no mínimo 10 pessoas ou o pagamento de um valor correspondente.
  1. Avalição

 

  • A avaliação do curso é composta por: Auto-Avaliação, Realização de trabalhos nas diferentes matérias, Testes de frequência Modular, Exames, trabalhos online e Projecto final do Curso, em consenso com o tutor.

 

  1. Pré-Requisito
  • O cursando deverá, no início do curso, ter no mínimo 12 classe do SNE ou Equivalente. Ter Nível Superior é uma vantagem.
  • Curso SAP Básico e Módulos Funcionais.
  • Copia do bilhete de identidade.
  • Uma foto tipo passe.
  1. Duração
  • A duração do curso é de 60 horas

 

  1. Plano Temático

 

      Abaixo segue o plano Temático

 

Cap

Descrição

Sem.

Carga Horária Diária / Hora

OBS

1

Estrutura Organizacional

 

1a

4

 

 

 

 

 

Vídeo da Aula

&

SAP

2

Cadastro dos Centros de Trabalho

4

3

Cadastro dos Locais de Instalações

 

2a

4

4

Cadastro dos Equipamentos

4

5

Lista Técnica de Equipamentos

 

3a

4

5

Cadastro de Catálogos

4

6

Criação e Processamento das Solicitações de Serviço (Notas PM)

 

4a

4

7

Criação dos Ciclos de Manutenção (Periodicidade)

4

8

Criação das Lista de Tarefas

 

5a

4

9

Criação dos Planos de Manutenção

4

10

Liberação das Ordens de Manutenção

 

6a

4

11

Processo de Registo de Peças nas Ordens de Manutenção

4

12

Criação de Contadores (Pontos de Medições)

7a

4

13

Apontamentos de Manutencao

4

14

Encerramento Técnico das Ordens de Manutenção

8a

4

15

Encerramento Final das Ordens de Manutenção

4

16

Exame Teórico & Prático

16.1

Exame Teórico

 

4

 

Exame

16.2

Exame Prático I

4

16.3

Exame Prático II

4

 

 

 

  1. Objectivo do Curso
  • O curso SAP PP traz uma extensa solução de operações para automatizar e integrar o desenvolvimento de produtos e manufactura. A solução também traz poderosas ferramentas de análise para uma melhor tomada de decisões. Com o curso de SAP PP, o Cursando pode:   
  • Transformar passos manuais que consumem muito tempo em processos integrados online, para melhorar o planeamento empresarial como um todo.
  • Apoiar o planeamento e desenvolvimento de recursos, gerenciar recursos durante todo seu ciclo de vida e reduzir tempo de ciclos de pedidos e inventários em excesso.
  • Permite uma visibilidade de toda a empresa, previsões e gerenciamento de desempenho – reduzindo ciclos de planeamento e prazos, e permitindo melhorias contínuas de processos e respostas mais rápidas a novas oportunidades.

 

  1. Grupo Alvo
  • Analistas de Planeamento de Produção, Engenheiros de Processamento Industrial, Inspectores de Processos, Técnicos de Processos, Planeadores de Produção Industrial, Gestores de Projectos de Melhoria Contínua de Processos, Gestores de Produção. Profissionais que desejam obter uma visão mais detalhada da configuração e das funcionalidades da área de Planeamento de Manutenção em SAP.

 

  1. Metodologia das Aulas
  • As aulas são teóricas expositivas, aulas práticas no ambiente SAP com exemplos de casos reais e resolução de problemas do dia-a-dia. Assistência de vídeos de casos reais e de sucessos de aplicação do SAP no negócio, manuais para acompanhamento.

 

 

  1. Local de realização do Curso
  • O curso é realizado nas instalações da MUV ou no outro local indicado pela MUV. Pode ser realizado nas instalações do cliente mediante a inscrição de no mínimo 10 pessoas ou o pagamento de um valor correspondente.
  1. Avalição

 

  • A avaliação do curso é composta por: Auto-Avaliação, Realização de trabalhos nas diferentes matérias, Testes de frequência Modular, Exames, trabalhos online e Projecto final do Curso, em consenso com o tutor.

 

  1. Pré-Requisito
  • O cursando deverá, no início do curso, ter no mínimo 12 classe do SNE ou Equivalente. Ter Nível Superior é uma vantagem.
  • Curso SAP Básico e Módulos Funcionais.
  • Copia do bilhete de identidade.
  • Uma foto tipo passe.
  1. Duração
  • A duração do curso é de 56 horas

 

  1. Plano Temático

 

      Abaixo segue o plano Temático

 

 

Cap

Descrição

Sem.

Carga Horária Diária / Hora

OBS

1

Dados Mestres

 

1a

 

4

 

 

 

 

 

Vídeo da Aula &

SAP

2

Roteiros

4

3

Centro de Trabalhos

 

2a

 

4

4

Cálculo de tempos e capacidades

4

5

Produção repetitiva, quadro de planeamento

 

3a

 

4

6

Lista técnica

4

7

Versões de produção

 

4a

 

4

8

Previsão de necessidades

4

9

MPS

 

5a

 

4

10

MRP

4

11

Movimentação de Material

 

6a

 

4

12

Transferências (estoque, reservas, por áreas, estoque cliente/especial)

4

13

Exame Teórico & Prático

13.1

Exame Teórico

 

4

 

Exame

13.2

Exame Prático I

4

13.3

Exame Prático II

4

 

 

 

 

 

  1. Objectivo do Curso
  • Com as funções do módulo Administração de qualidade (QM), é possível implementar os elementos mais importantes de um sistema QM, conforme definido na norma ISO 9000. Essas funções são complementadas por outros componentes de aplicação integrados do sistema SAP (como MM, SD e PP).

 

  • Informações sobre implementação
  • Os 20 elementos de um sistema de administração de qualidade, de acordo com a série de normas ISO 9000, são representados por funções integradas em todo o sistema R/3. Os elementos são representados conforme descrito a seguir:

 

Elementos

Representação no sistema SAP R/3

Responsabilidade administrativa

QM (Administração de qualidade),  HR  (Recursos humanos)

Sistema de administração de qualidade

QM, PM  (Manutenção),  PP  (Planeamento da produção),  PS (Sistema de projectos)

Revisão de contrato

SD (Vendas e distribuição)

Controle de projecto

PP, PS

Controle de dados e documentos

Sistema de administração de documentos, ArchiveLink

Compras

QM, MM (Administração de materiais)

Controle de produtos fornecidos ao cliente

QM, PM, MM

Identificação e rastreabilidade de produtos)

QM, MM

Controle de processo

PM,  PP

Controle de qualidade e teste

QM

Controle de inspecção, medição e meio de controlo

QM, PM, PP

Status do controle e do teste

QM

Controle de productos defeituosos

QM, CO

Acção corretiva e preventiva

QM, PM

Processamento, armazenagem, embalagem, conservação e fornecimento

SD, MM

Controle de registos de qualidade

QM, MM

Auditorias de qualidade internas)

QM

Treinamento

HR

Assistência técnica

QM, PM

Técnicas estatísticas

QM

 

      1.2 Integração

  • A integração do componente de aplicaçãoQM no sistema R/3 permite a combinação de tarefas de administração de qualidade com tarefas de outras aplicações (como administração de materiais, produção, vendas e distribuição, e contabilidade de custos).

 

1.3 Características

  • O componente de aplicação QM oferece apoio a tarefas associadas ao planeamento, controle e acompanhamento da qualidade. Além disso, esse componente controla a criação de certificados de qualidade e administra problemas, com o auxílio de notas QM.
  • Os seguintes componentes estão disponíveis em QM:
  • Dados básicos (por exemplo, mestre de materiais, catálogos, características de controle, métodos de controle e processos de amostra);
  • Planeamento de controlo (planos de controle, planos standard QM, especificações de material);
  • QM em suprimento;
  • QM em Vendas e distribuição;
  • Processamento de lotes de controlo (criação e encerramento de lotes de controle);
  • Entrada de resultados;
  • Entrada de defeitos;
  • Administração de amostras;
  • Sistema de administração de qualidade;
  • Controle dinâmico da extensão do controle;
  • Certificados de qualidade;
  • Notas QM;
  • Manutenção de equipamentos de teste

 

  1. Grupo Alvo

Gerente de Qualidade, Analista de Sistema de Qualidade, Supervisor de Processos de Qualidade, Coordenador da Qualidade, Assistente de Controlo de Processos, Analista de Planos de Reorganização de Processos, Gestores de Projectos de Melhoria Contínua de Processos, Gestores de Produção e Gestores de Manutenção, Engenharias entre outras áreas. Profissionais que desejam obter uma visão mais detalhada da configuração e das funcionalidades da área de Planeamento de Manutenção em SAP.

 

  1. Metodologia das Aulas
  • As aulas são teóricas expositivas, aulas práticas no ambiente SAP com exemplos de casos reais e resolução de problemas do dia-a-dia. Assistência de vídeos de casos reais e de sucessos de aplicação do SAP no negócio, manuais para acompanhamento.

 

 

  1. Local de realização do Curso
  • O curso é realizado nas instalações da MUV ou no outro local indicado pela MUV. Pode ser realizado nas instalações do cliente mediante a inscrição de no mínimo 10 pessoas ou o pagamento de um valor correspondente.
  1. Avalição

 

  • A avaliação do curso é composta por: Auto-Avaliação, Realização de trabalhos nas diferentes matérias, Testes de frequência Modular, Exames, trabalhos online e Projecto final do Curso, em consenso com o tutor.

 

  1. Pré-Requisito
  • O cursando deverá, no início do curso, ter no mínimo 12 classe do SNE ou Equivalente. Ter Nível Superior é uma vantagem.
  • Curso SAP Básico e Módulos Funcionais.
  • Copia do bilhete de identidade.
  • Uma foto tipo passe.
  1. Duração
  • A duração do curso é de 163 horas

 

  1. Plano Temático

 

      Abaixo segue o plano Temático

 

Cap.

Descrição

Sem.

Carga Horária Diária / Hora

OBS

1

 Configurações Básicas de Qualidade

1.1

 Introdução à Parametrização

 

 

2

 

Vídeos da Aula

&

SAP

1.2

Primeiros Passos

3

1.3

Configuração de Clientes

3

1.4

O que Manter nas Configurações no Nível do Cliente

2

1.5

Criar Unidades Organizacionais (Plantas, Organização de Vendas)

 

 

4

1.6

Manter Configurações no Nível da Planta

4

1.7

 Resumo das Alterações

2

2

Qualidade em Logística

2.1

Procurement

 

 

 

2

Vídeos da Aula

&

SAP

2.2

Teclas de Controle

1.5

2.3

Tipos de Certificados

1.5

2.4

QM em Produção

2.5

2.5

QM em Vendas e Distribuição

2.5

3

Planeamento da Qualidade

3.1

Dados Mestre

 

 

 

4

 

 

Vídeos da Aula

&

SAP

3.2

Dados Básicos

2

3.3

Catálogo

2

3.4

Classes de Defeitos

2

3.5

Tipos de Catálogos

 

 

2

3.6

Característica de Controle e Método de Inspeção

4

3.7

Definir Valores Padrão para Indicadores de Controle

2.5

3.8

 Número de Ranges

2.5

3.9

 Definir: Caraterísticas de Peso

2

 

 

 

 

 

 

Vídeos da Aula

&

SAP

3.10

 Definir Índice de Tolerância

 

 

 

2

3.11

Definir Estimativa de Procedimentos para Amostragem de Defeitos

2

3.12

Definir Determinação de Amostragem

2

3.13

Adaptar as Regras para Amostragem

2

3.14

Definir Modo de Avaliação

 

 

 

2

3.15

Controle Estatístico de Processos

2

3.16

Definir Tipo de Gráfico de Controle

2

3.17

Planeamento de Inspeção

2

3.18

Copiar Plano de Inspeção para Sistema Externo

2

3.19

Definir Pontos Identificadores de Inspeção

 

 

2

3.20

Operação

2

3.21

Engenharia Workbench

2

4

Inspecção de Qualidade

4.1

Definir Inspetor da Qualidade

 

 

2

 

 

 

 

 

 

 

Vídeos da Aula

&

SAP

4.2

Criação de Lote de Inspeção

2

4.3

Manutenção de Inspeção de Lote e Atribuir Tipos de Inspeção

 

 

 

 

2

4.4

 Definir Tipo de Valores Padrão para Inspeção

2

4.5

conclusão da Inspeção de Lote

2

4.6

 Definir Qualidade do Índice do Procedimento

2

4.7

 Gerenciamento do Status

2

4.8

Definir: Controle de Impressão, Formulários e Programas

10ª

 

2

4.9

Resultados da Gravação

2

4.10

 Configurações para Cópia dos Resultados da Inspeção

2

4.11

 Modificação Dinâmica

4

4.12

Sistema de Informação

2

4.13

Certificados de Qualidade

 

11ª

11ª

 

2

4.14

Definir Tipo de Certificado

2

4.15

Definir Dados de Origem

2

 

5

 Notificações de Qualidade

5.1

Visão Geral dos Tipos de Notificações

 

11ª

 

2

 

 

 

 

Vídeos da Aula

&

SAP

5.2

Criação de Notificação

2

5.3

Definir Número de Telas

 

 

12ª

 

2

5.4

 Definir Modelos de Tela

2

5.5

Alocar Valor Inicial para Transações

2

5.6

Alocar Mudança do Tipo de Notificação

2

5.7

Conteúdo da Notificação

2

5.8

Processamento da Notificação

 

 

 

13ª

 

2

5.9

Definir o Monitoramento da Resposta

2

5.10

 Monitoramento de Tempo de Resposta para o Tipo de Notificação

2

5.11

Funções de Notificação Adicionais

1

5.12

Defeitos de Gravação

0.5

5.13

Sistema de Informação

1.5

5.14

Usando Notificações

1

6

Gestão de Equipamentos de Teste e Controle de Qualidade / Ambiente

6.1

 Ambiente

 

 

14ª

 

2

 

Vídeos da Aula

&

SAP

6.2

Funções Centrais

2

6.3

Controle de Qualidade

2

6.4

Gestão de Teste de Equipamentos

2

6.5

Ambiente

2

7

Sistemas de Informação de Logística

7.1

Sistema de Informação de Notifiação de Qualidade

 

15ª

 

 

2.5

 

Vídeos da Aula

&

SAP

 

7.2

Noções Básicas de Dados

 

15ª

 

2.5

7.3

Tools

2

7.8

Atualização

1.5

7.9

Análise Flexível

1.5

·         8

Exame Teórico / Prático

·         8.1

Exame TeóricoI

 

 

16ª

2

 

 

Exame

·         8.2

Exame Prático I

4

·         8.3

Exame Prático II

4

  1. Objectivo do Curso
  • Na área de logística, o curso SAP SD ou Comercial tem os seguintes componentes e objectivos:
  • Funções Básicas (SD-BF)  - Compreende na determinação de preços e condições de pagamento, verificação da disponibilidade, gestão de créditos e riscos, determinação de materiais, determinação de mensagens, determinação de impostos e de contas.
  • Vendas (SD-SLS)  - Diferentes operações comerciais estão baseadas em documentos de vendas definidos no sistema: consultas e ofertas de clientes, pedidos de clientes, contratos e reclamações. Alguns fazem de forma automática a criação de documentos de entrega e de facturamento posterior.
  • Facturamento (SD-BIL)  - Representa a etapa final de uma operação comercial. A informação sobre o facturamento está disponível em cada uma das etapas de gestão de pedidos e entregas.
  • Comércio Exterior / Alfândegas (SD-FT)  - Permite a gestão de processos de exportação e importação, identificar automaticamente os requisitos para autorização, simplificar a gestão de informes com procedimentos automáticos para completar declarações, determinar que produtos estarão sujeitos a uma política de preferência.

 

  1. Grupo Alvo
  • Analistas de Gestão de Stock, Analistas de Sistemas de Logística Comercial, Analistas Aduaneiros, Técnicos Aduaneiros, Analíticas de Procurement ou Suprimentos, Analistas de Cadeia de Valores (Supply Chain Managment), Comerciantes, Planeamento de Produção, Engenheiros de Planeamento de Manutenção, Inspectores de Stock, Técnicos de Stock, Gestores de Projectos de Melhoria Contínua de Processos, Gestores de Produção e Gestores de Materiais. Profissionais que desejam obter uma visão mais detalhada da configuração e das funcionalidades da área de Planeamento de Manutenção em SAP.

 

 

 

  1. Metodologia das Aulas
  • As aulas são teóricas expositivas, aulas práticas no ambiente SAP com exemplos de casos reais e resolução de problemas do dia-a-dia. Assistência de vídeos de casos reais e de sucessos de aplicação do SAP no negócio, manuais para acompanhamento.

 

  1. Local de realização do Curso
  • O curso é realizado nas instalações da MUV ou no outro local indicado pela MUV. Pode ser realizado nas instalações do cliente mediante a inscrição de no mínimo 10 pessoas ou o pagamento de um valor correspondente.
  1. Avalição

 

  • A avaliação do curso é composta por: Auto-Avaliação, Realização de trabalhos nas diferentes matérias, Testes de frequência Modular, Exames, trabalhos online e Projecto final do Curso, em consenso com o tutor.

 

  1. Pré-Requisito
  • O cursando deverá, no início do curso, ter no mínimo 12 classe do SNE ou Equivalente. Ter Nível Superior é uma vantagem.
  • Curso SAP Básico e Módulos Funcionais.
  • Copia do bilhete de identidade.
  • Uma foto tipo passe.
  1. Duração
  • A duração do curso é de 182 horas

 

  1. Plano Temático

 

      Abaixo segue o plano Temático

 

 

 

 

Cap.

Descrição

Sem.

Carga Horária Diária / Hora

OBS

1

Estrutura Organizacional - SD

1.1

Customização 

 

 

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vídeo da Aula

&

SAP

1.2

SPRO Empresa

3

1.3

SPRO Criação / Definição de Centros

3

1.4

SPRO Criação / Definição de Organização de Venda

 

 

 

2

1.5

SPRO Definição de Canal de Distribuição

2

1.6

SPRO Definição de Sector de Actividade

2

1.7

SPRO Criação de Depósito

2

1.8

SPRO Definição de Local de Expedição

2

1.9

SPRO Criação de Filial

 

 

 

 

2

1.10

SPRO Definição de Escritório de Vendas

2

1.11

SPRO Actualização de Grupo de Vendedores

2

1.12

SPRO Atribuição da Nova Organização de Venda a Empresa

2

1.13

SPRO Atribuição do Canal Distribuição a Organização

2

1.14

SPRO Atribuição do Sector de Actividade a Nova Organização de Vendas

 

2

1.15

SPRO Atribuição do Centro a Empresa

2

1.16

SPRO Determinação do Local de Expedição

2

1.17

SPRO Formação de Novas Áreas de Vendas

2

Vídeo da Aula

&

SAP

1.18

SPRO Atribuição dos Escritórios de Vendas à Área de Venda

 

2

2

Dados Mestre - Clientes

2.1

XD01 Criar Cadastro de Cliente

 

2

Vídeo da Aula

&

SAP

2.2

XD02 Modificar Cadastro de Cliente

2

2.3

XD03 Exibir Cadastro de Cliente 

2

3

Dados Mestre - Materiais

3.1

MM01 Criar material

 

2

Vídeo da Aula

&

SAP

3.2

MM02 Modificar material

1

3.3

MM03 Exibir material 

1

4

Dados Cliente Materiais

4.1

·         VD51 Criar Info-Cliente material 

 

 

8

Vídeo da Aula

&

SAP

5

Ordem de Venda

5.1

·         VA21 Criar Cotação

2

 

 

Vídeo da Aula

&

SAP

5.2

·         VA22 Modificar Cotação

 

 

1

5.3

·         VA23 Exibir Cotação

1

5.4

·         SPRO Customização de Tipo Documento de Venda " Z "

6

5.5

·         VA01 Criar Ordens de Vendas (Venda Normal - ZORB)

2

5.6

·         VA02 Modificar Ordens de Vendas

 

1.5

5.7

·         VA03 Exibir Ordens de Vendas

1.5

5.8

·         VA05N Lista de Ordens de Vendas

1

6

Determinação de Preço

6.1

·         SPRO Customização de Tipos de Condições

 

 

5

Vídeo da Aula

&

SAP

6.2

·         VK11 Definir tabelas de condições

 

 

3

Vídeo da Aula

&

SAP

6.3

·         VK12 Modificar tabelas de condições

2

6.4

·         VK13 Exibir tabelas de condições

2

6.5

·         Administração de Crédito e Riscos

3

6.6

·         VKM1 Documentos de vendas e distribuição Bloqueados

10ª

4

7

Remessa

7.1

·         SPRO Customização de Tipo de Remessa

10ª

4

 

 

 

Vídeo da Aula

&

SAP

7.2

·         VL10A Lista de documentos de remessa a fazer

 

 

11ª

4

7.3

·         VL01N Criar Remessas

3

7.4

·         VL02N Modificar Remessas

1

7.5

·         VL03N Exibir Remessas

1

7.6

·         VL09 Estornar movimento de mercadorias

 

 12ª

3

7.7

·         VL06O Lista de Remessas – Monitor de Entregas

2

8

Facturamento

8.1

·         SPRO Customização de Tipo de Documento de Facturamento

 

12ª

4

 

 

 

Vídeo da Aula

&

SAP

8.2

·         VF01 Criar Facturamento (Venda Normal)

 

 

 

 

13ª

2

8.3

·         VF02 Modificar Facturamento

2

8.4

·         VF03 Exibir Facturamento

2

8.5

·         VF04 Lista de documentos de facturamento a fazer

2

8.6

·         VF11 Estornar Documento de Facturamento

2

9

Dados Fiscais/ Impostos / CFOP / Nota Fiscal

·         9.1

·         SPRO Tipos de Notas Fiscal

 

 

 14ª

3

 

 

Vídeo da Aula

&

SAP

·         9.2

·         SPRO Determinação do Tipo de Nota Fiscal

2

·         9.3

·         SPRO Intervalo de Numeração da Nota Fiscal

2

·         9.4

·         SPRO Definição do formulário da Nota Fiscal

2

·         9.5

·         SPRO Grupo de Numeração da Nota Fiscal

 

 

 15ª

4

·         9.6

·         J1B2N Modificar nota fiscal

2.5

·         9.7

·         J1B3N Imprimir Nota Fiscal

2.5

10

JOBs

·         10.1

·         SM36 Definição de JOBs

 

16ª

5

Vídeo da Aula

&

SAP

·         10.2

·         SM37 Administração de JOBs

5

·         11

Estrutura Dicionário

·         11.1

SE11 ABAP Dicionário

 

 

17ª

5

Vídeo da Aula

&

SAP

·         11.2

SE16 Data Browse

5

·         12

Consultas / Geração de Relatórios

·         12.1

SQVI - QuikViewer

 

 

18ª

 

 

9

Vídeo da Aula

&

SAP

·         13

Exame Teórico / Prático

·         13.1

Exame TeóricoI

 

 

19ª

2

 

 

Exame

·         13.2

Exame Prático I

4

·         13.3

Exame Prático II

4